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Quais são as camadas da pintura de um carro?

Você sabe quantas camadas compõem a pintura de um carro?

A pintura de um automóvel é um processo sofisticado, que envolve várias etapas, cada qual com uma finalidade. Afinal, a pintura não tem apenas uma função estética; ela tem um papel fundamental na proteção da carroceria contra a corrosão e outros tipos de ataques químicos.

Por isso, a pintura dos automóveis atuais é composta de quatro camadas em sua funilaria que são aplicadas na seguinte ordem:

  1. Pintura Eletrodeposição
  2. Primer
  3. Base (tinta que dá a cor
  4. Acabamento em Verniz

Vamos ver a seguir mais detalhes de cada uma:

Pintura Eletrodeposição

Esta é a tinta que dá proteção à lataria. Antes de ser aplicada, a lataria recebe um pré-tratamento, com uma limpeza total de toda sua superfície para remover irregularidades, resíduos, sujeiras, graxas etc. Isso impede que partículas estranhas aí presentes comprometam o restante das etapas.

Esta camada tem este nome (eletrodeposição) pois um efeito elétrico garante que as partículas de tinta penetrem e cubram integralmente as peças da lataria, tanto nas partes internas quanto nas externas. Sua principal finalidade é proteger a lataria integralmente contra a corrosão.
 

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Primer

O primer é a pintura de fundo. Ele serve de base de preparação da superfície antes de receber a pintura propriamente dita, servindo para regularizar a superfície que recebeu a primeira pintura por eletrodeposição.

O primer tem um poder de aderência elevado, facilitando a adesão da camada de pintura que virá a seguir. O primer não tem uma cor específica; antigamente tinha cor cinza, mas hoje ele pode ter as mais diversas colorações.

Suas principais funções são, portanto, regularizar a superfície e facilitar a adesão da tinta que dá cor ao veículo. Mas o primer também possui componentes químicos que elevam a proteção anticorrosão da lataria.

 

Tinta base

Esta é a tinta que dá a cor definitiva ao veículo. Graças ao primer ela tem sua capacidade de adesão à lataria aumentada. As tintas base mais comuns hoje em dia são feitas de materiais como poliéster, poliuretano, materiais sintéticos ou laca nitrocelulose.

Curiosamente, do ponto de vista da espessura, esta camada é uma das mais finas. Tanto o primer, que vem antes, quanto o verniz, que vem depois, têm quase o dobro ou o triplo da espessura da tinta base.

 

Verniz

A última camada da pintura serve para proteger a tinta base e assegurar que ela permaneça bem fixada à lataria. De fato, o verniz tem a importante função de aumentar a capacidade de fixação da tinta que dá cor ao veículo. Sem ele, a tinta base fica mais fragilizada e propensa a descolar.

O verniz é transparente e dá brilho à carroceria. Por isso, ele serve para dar um ótimo acabamento ao trabalho de pintura, assegurando a boa aparência final aos veículos.

Como se vê, conservar a pintura de um carro não é uma tarefa simples. Para que a aparência mantenha-se impecável e a lataria protegida da corrosão, é preciso que todas essas camadas estejam muito bem aplicadas.

Às vezes, pequenos riscos e partes da pintura expostas não apenas dão uma impressão visual ruim, como também deixam a carroceria do carro exposta a ataques químicos. Para que isso não ocorra, a equipe da Dr. Brilho domina as técnicas mais avançadas e trabalha com materiais de alta qualidade para assegurar que a pintura do seu carro permaneça sempre impecável, protegida e com muito brilho.

 

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